Bem, meus amigos, nesta semana o mundo relembra o início da Segunda Guerra Mundial, realizada entre 1939 e 1945, a partir do momento que a Alemanha nazista invadiu à Polônia. Também chamada de "A Guerra de Hitler", o conflito foi causado pelo cenário encontrado no período entre guerras, uma vez que a Alemanha tinha sido muito fragilizada com a derrota na Primeira Guerra e com a crise mundial de 1929.
Adolf Hitler assumiu o poder alemão, em 1933, como chanceler [primeiro-ministro alemão] e, no ano seguinte, com a morte do presidente Von Hidenburg, controlou todo o país como o Führer [Grande Líder]. No poder, segundo os estudiosos, ele preparou a Alemanha para um novo conflito, descumprindo os artigos do Tratado de Versalhes.
Além disso, com a chamada Doutrina do Espaço Vital, o Führer começou a se expandir pelos territórios vizinhos: anexou a Áustria [no que ficou conhecido como Anchluss], invadiu a região dos Sudetos, de população alemã no território da Tchecoslováquia; mas, faltava ainda anexar a Prússia Oriental, que estava separada da Alemanha, com o surgimento da Polônia, no fim da Primeira Guerra.
Para concretizar isso e invadir a Polônia, o líder nazista sabia que teria um enorme obstáculo: a União Soviética. Hitler sabia que se tentasse invadir o território polonês, Josef Stálin poderia interpretar como uma ameaça e declarar guerra aos alemães. Embora isso fosse ocorrer em algum momento, ele não estava disposto a antecipar esse enfrentamento. Assim, deixou o mundo estarrecido quando assinou um tratado de não-agressão com Moscou, o Tratado Nazi-soviético.
Com esse acordo, os dois países dividiram a Polônia entre eles, além da Rússia ainda ter a possibilidade de invadir a Finlândia, além dos países Bálticos. No entanto, quando Berlim resolveu atacar os poloneses, Inglaterra e França entenderam a real gravidade da situação e declararam guerra à Alemanha. Assim, começou a Segunda Guerra Mundial.
Agora, por que ingleses e franceses, vencedores da Primeira Grande Guerra, detentores do Tratado de Versalhes, permitiram que os nazistas fizessem tudo isso? Na realidade, a intenção deles era de frear qualquer tentativa soviética de expandir a revolução socialista para a Europa Ocidental capitalista. E viram em Hitler, e nas suas ambições, o instrumento necessário para criar um obstáculo contra os bolcheviques. Só que a interpretação deles estava totalmente equivocada. E o pior conflito da História da humanidade começara, prolongando por seis anos. Mas, isso é outra história...
Paz e Bem para todos.
DOMINUS VOBISCUM !!!
a Slovakia de Tiso ajudou Hitler a tomar a Polonia!
ResponderExcluir