segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A Urbanização Excludente

Meus amigos, hoje abordaremos o processo que provoca o fenômeno da urbanização excludente. Sabemos que a urbanização é efeito global, em virtude da modernização do campo, do êxodo rural e do crescimento econômico das atividades urbanas, como o comércio e a indústria, além do crescimento natural das populações urbanas. No entanto, a maior diferença entre o fenômeno ocorrido nas regiões desenvolvidas e nas regiões subdesenvolvidas é a questão da exclusão.

Imagem de um barraco numa favela da Bolívia

Agora, o que leva a esta exclusão? Para abordarmos este fator, temos que levar em consideração, em primeiro lugar, que a América Latina é a região mais urbanizada das subdesenvolvidas, com 78% de sua população vivendo nas cidades. E este fator ocorreu por causa da falta de planejamento da migração feita pela população do campo para as cidades. A urbanização aconteceu nos últimos sessenta anos, especialmente, após a Segunda Guerra Mundial e a Revolução Industrial tardia.
As pessoas se deslocaram por conta própria, em busca de melhores condições de vida e de emprego, sobretudo nas indústrias. No entanto, o que é perceptível, é que as atividades econômicas regulares não foram capazes de gerar a quantidade de empregos necessária para a população que aumentava de forma desproporcional, ocasionando o aumento do setor informal da economia, com baixa remuneração, como é o caso de camelôs e flanelinhas.

Imagem de Contraste Social em São Paulo

Segundo o livro "Geografia, Espaço e Vivência", "O crescimento do setor informal da economia, associado à baixa renda dos trabalhadores com vínculo empregatício e ao aumento do desemprego, provocou o empobrecimento de uma grande parcela da população, que acabou não tendo condições econômicas para ocupar as áreas mais bem equipadas da cidade, onde os preços dos imóveis e aluguéis são mais elevados" (BOLIGIAN, Levon e outros. Geografia, Espaço e Vivência, 8º ano, página 98, Atual Editora, SP, 2009).

Vendedores Ambulante na Feira do Rato, em Maceió

Além disso, não podemos esquecer que tudo ocorreu por causa da omissão ou simplesmente negligência do Poder Público, que não realizou um planejamento desse processo e não investiu na infraestrutura das cidades, especialmente, nas regiões mais pobres que continuam sem receber serviços básicos, como saneamento básico e iluminação pública.

Paz e Bem para todos !!!
DOMINUS VOBISCUM !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário