terça-feira, 4 de agosto de 2009

Clinton se encontra com líder da Coreia do Norte em visita surpresa

"O ex-presidente americano Bill Clinton se encontrou nesta terça-feira com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Il, segundo informações de uma agência de notícias da Coreia do Sul. A notícia foi confirmada pelo governo norte-coreano, que não revelou detalhes sobre o encontro.
De acordo com a agência sul-coreana Yonhap, Clinton transmitiu a Kim Jong-il uma mensagem do presidente americano Barack Obama. Clinton está em Pyongyang em uma visita surpresa, que, segundo analistas, teria como principal objetivo obter a libertação de duas jornalistas americanas presas no país.
O governo americano não anunciou com antecedência a viagem de Clinton, mas um comunicado divulgado pelo Departamento de Estado
após a sua chegada ao país diz que trata-se uma "visita privada".
O ex-presidente é a personalidade americana de mais alto escalão a visitar a Coreia do Norte desde 2000, quando a então secretária de Estado americana, Madeleine Albright, esteve em Pyongyang.
Analistas afirmam que, além de tentar mediar a libertação de Laura Ling e Euna Lee, Clinton poderia ainda tentar avançar na negociação sobre as ambições nucleares norte-coreanas.
De acordo com a agência estatal norte-coreana, Clinton também foi recebido pelo vice-ministro de Relações Exteriores, Kim Kye Gwan, e por outras autoridades do país.
As jornalistas Euna Lee e Laura Ling foram presas em março, depois de supostamente terem cruzado a fronteira da Coreia do Norte com a China. Elas foram condenadas a 12 anos de trabalho forçado por "atos hostis" e por terem entrado ilegalmente no país.
Em julho, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse que esperava que o governo norte-coreano libertasse as duas jornalistas. As duas estavam fazendo pesquisas para uma matéria sobre refugiados quando foram presas.
A relação entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos ficou mais tensa principalmente após os testes com mísseis realizados por Pyongyang. Ainda segundo analistas, Kim Jong-Il estaria disposto a melhorar as relações com os Estados Unidos, à medida que se prepara para nomear um sucessor. Kim teria sofrido um derrame há um ano, e sofre de diabetes e doenças cardíacas. Analistas afirmam que seu terceiro filho já estaria sendo preparado para assumir o poder no país.
"
Veja o vídeo da reportagem no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário